top of page
Buscar
  • cia Aurora

The Mandalorian: A serie que a armadura serve pra alguma coisa

alerta de leves Spoillers


Não precisa ir muito longe nos oceanos infinitos da internet para se deparar com algum meme ou foto de um bebe Fofo, Alienígena e verde o que gera uma curiosidade de qualquer Fan das obras de uma galáxia Tão Tão distante, e se você for curioso como eu, irá encontrar a serie que teve um Marketing modesto para seu lançamento chamada The Mandalorian ( ou O Mandaloriano) e ela traz uma mistura bastante peculiar de Star Wars e Western, a franquia já possuía esses elementos porem nessa serie eles são bem mais explorados.

Lembro de o quanto era emocionante assistir os filmes de westerns clássicos com personagens icônicos como o Pistoleiro sem nome de ( Clint Eastwood), fora de ser um grande apreciador de Star Wars portanto era a mistura perfeita pra mim, assim que eu soube de uma serie de um Homem que vaga em busca de recompensas em uma terra quase desolada e sem lei fui assistir sem pensar duas vezes, e apesar de seus erros, não sai desapontado e tive a mesma sensação que tive anos atrás quando vi o primeiro filme Western: Por um punhado de dólares. Vale lembrar que o que analisarei aqui será somente a primeira temporada e o que ela se propõe a entregar.

The mandalorian se ambienta após o episodio VI e da algumas pistas de como o império se dissolveu e começou a dar origem a Primeira ordem, porem esse não é o foco principal da historia e sim uma criança especial que precisa ser protegia por um Mandaloriano, que são um grupo de grandes guerreiros que seguem um código de conduta quase que como uma religião, e que após guerras e outros eventos mencionados na série se espalharam pela galáxia e estão quase extintos.

Minha impressão positiva logo de cara foi que EM FIM UMA OBRA EM QUE A ARMADURA SERVE PRA ALGUMA COISA (insira a palavra de baixo calão desejada aqui ), são tantos os filmes, series, quadrinhos e etc... em que a armadura dos personagens parece que é feita de papelão em que um golpe ou espadada que sofram, já gritão de dor e morrem como se estivessem vestindo pano, e a serie deixa muito claro isso na primeira cena do bar quando um tiro de blaster atinge sua ombreira e o tiro ricocheteia. A serie nos apresenta um herói falho que apanha, sofre e luta e com sua astucia e determinação ( e um pouco de Bassdassiedade) consegue superar seus desafios afim de atingir seus objetivos, o ator Pedro Pascal faz um ótimo trabalho conseguindo passar expressões mesmo sem mostrar o rosto usando entonações na voz, expressões corporais e sutis movimentos de cabeça ( ainda bem que ele não saia falando mexendo a cabeça igual os vilões de Power Ranges).

Visualmente a serie é bem bonita expandindo ainda mais o universo do Star Wars e saindo do antigo clichê de salvar o universo inteiro, para algo mais local com problemas menores, com episódios curtos e que vão direto ao ponto, o que reflete a personalidade de ‘’Mando” me cativou no primeiro episodio com a misteriosa criança (vulgarmente conhecida como Baby Yoda). É muito interessante ver como o império não simplesmente se desfez depois das guerras e sim se dividiu em vários governos independentes com Lords de Guerras no comando que são caçados pela nova republica, podemos ver com mais detalhes o dia a dia dos que moram nas bordas da nova republica e que só se sobrevive quem sabe lutar.


Outro ponto chamativo é o desenvolvimento de plots e sub plots da quase mesma maneira que se vê um vídeo game, quando se tem as “sides quests” que não são algo obrigatório para o enredo principal mas mesmo assim expande ainda mais o universo e nos ajuda a imergir nele, outro elemento que lembram games também e seus “Upgrades”, seu equipamento vai melhorando com o tempo e determinados trabalhos completados, com as partes de sua armadura por exemplo, é interessante ver que a cada episodio ele desenvolve laços com vários personagens diferentes, personagens interessantes com a Unidade IG, vê ela em ação como mostrado na serie com sua visão de 360º e uma cena espetacular, destaque para a trilha sonora que assim como as de filmes antigos como Indiana Jones e missão impossível conseguiu atribuir um tema ao personagem principal, que toca quase toda vez que ele entra em cena e assim como as trilhas da saga principal ficam na sua cabeça fazendo você saei cantarolando.


O Alivio cômico fica em grande parte baseados na criança, e em alguns personagens, o qual a maioria são carismáticos e os atores não desapontam. Algumas dessas cenas são bem utilizadas para desenvolver o relacionamento em construção de Mando com a criança. Destaque para a cena da bolinha da alavanca do painel da nave de “Mando” , ficando bem claro que o “Mando” viu naquela criança e a razão pelo qual ele decidiu ir em seu socorro. E exatamente nesse ponto da criança e o mandaloriano a serie falha em alguns aspectos como por exemplo se a criatura é tão importante, por que deixa-lá sozinha nas mãos de completos desconhecidos? como é o caso da mecânica de Tatooen e o caso do episodio 6 que ele deixa a criança sozinha com um Droid pertencente a uma companhia de pessoas Totalmente confiáveis e com intensões totalmente amigáveis?( sim, estou sendo irônico), isso acaba quebrando um pouco o conceito de ele ser o protetor dela, sim eu sei que a vida na borda da galáxia é difícil e que o dinheiro é necessário, porém ele não está mais sozinho nessa , agora possui dependentes e nenhum plano de saúde.


Porém tirando esses poucos detalhes, a serie acerta mais do que errra, destaque para o dialogo entre os dois Scout Troopers e nas suas Speeder Bikes, em que falam sobre a demora de confirmação de ordem porque seus superiores adoram matar os seus lacaios, e um ótimo jeito de inserir um humor inteligente, satirizando o próprio universo (convenhamos que a piada de os Scout troopers serem ruins de mira é sensacional). As cenas de ação em geral são muito boas mas, tais cenas de ação dos últimos episódios poderiam ser melhores, aproveitando para mostrar uma habilidade maior para os Shadow Troopers, representando uma ameaça realmente maior e não somente uns troopers vestido de preto, um deles deveriam ter acertado o tiro em “Mando” ao invés de Moff Guideon , pois se armas grandes não puderam penetrar o Beskar de Mando como uma pistola faria isso? e não é possível que ele tenha atingido um ponto vulnerável da armadura por que o dano não foi no pescoço.


The Mandalorian é uma serie de Star Wars feito para fans de Star Wars tanto os da velha guarda quanto para os da nova geração, o que preenche o buraco vazio de tristeza deixado por Star Wars a Ascenção Skywalker, (não ouso relembrar desse filme), ao mesmo tempo sacia o gostinho de quero mais deixado pelo Rouge One. É uma seria rápida com episódios curtos que não falham e entregar o que prometem, alguns episódios fora do Plot principal “side quests” valem muito a pena assistir. Agora, se você é uma das algumas pessoas que não assistiram star wars ( 1% da população mundial não se sinta especial por isso) talvez tenha alguns problemas para se ambientar no universo já que ela parte de alguns conceitos que nos foram apresentado nos filmes antes, porem não deixa de ser divertida por causa disso.


Nota: 👏🏻👏🏿👏🏼👏🏻 (4.0/5.0)


Douglas Barros

7 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page